História do cliente

Levi’s profissionaliza o gerenciamento de portfólio das lojas próprias com a JLL

Solução integrada vai da relocalização e design do novo escritório à gestão de contratos das lojas.

14 de Setembro de 2022
Foco

Gerenciamento do portfólio de lojas próprias da Levi's.

Valor

Gerar economia com a avaliação dos contratos e das janelas de negociações.

Localização

32 lojas espalhadas pelo Brasil.

Em mais uma etapa da sua longa parceria, a Levi’s, renomada marca de jeans, passa a contar com a experiência da JLL no gerenciamento de seu portfólio de lojas próprias, que soma 32 unidades no Brasil. Até então realizado internamente, o trabalho representava um desafio para o negócio, que agora conta com a ajuda da nossa equipe da Divisão de Escritórios.

“A gestão de portfólio é vital, pois pode levar a uma perda significativa na rentabilidade da loja se não for bem administrada. Somos uma empresa de varejo e profissionalizar essa gestão é fundamental”, destaca Francisco Alves, Managing Director da Levi’s no Brasil.

Embora um acordo global entre as duas empresas incluísse a prestação do serviço, a Levi’s acumulava essa função com a sua equipe interna. Depois de alguns desafios internos em renegociações de contrato, a marca foi em busca do gerenciamento profissional, segundo Alves.

Escritório da Levi's, em São Paulo. 

“Para ter uma equipe enxuta como a nossa, é necessário ter parceiros fortes. A expectativa é que o bom relacionamento da JLL com os players de mercado abra oportunidades para ampliar nosso negócio.”

Francisco Alves, Managing Director, Levi’s

“O gatilho foi o fato de perdermos uma data de renovação de contrato, que nos atrapalhou e deixou sem nenhum poder de negociação. No meio de tantas atividades, ter que gerir as lojas, lembrar quando os contratos vencem e pensar em qual vai ser a abordagem na negociação é correr muitos riscos”, afirma o Managing Director da Levi’s no Brasil. 

A gestão profissional traz oportunidades de economia, pois uma equipe especializada avalia os contratos, os valores que estão sendo pagos, o valor de mercado e as janelas que possibilitam negociações - as revisionais previstas durante a vigência do contrato e as renovações.

“Com a nossa expertise, podemos fazer abordagens mais assertivas nas negociações e trazer vantagens aos nossos clientes, que podem ser desde a economia com as renegociações até ganhos financeiros com as melhores localizações”, afirma Caroline Almeida, Gerente de Negócios da Divisão de Escritórios da JLL.

E é justamente por isso que a Levi’s já vislumbra possibilidades de expansão a partir desta parceria. Mais do que isso, a previsão é estender o gerenciamento do portfólio de lojas também para as lojas franqueadas, que hoje são 60, totalizando 92 lojas no país. 

Solução integrada da JLL vai das lojas ao escritório

A gestão do portfólio de lojas próprias não é o primeiro trabalho desenvolvido pela JLL para a Levi’s. Em 2016, a equipe de Escritórios colaborou na relocalização do escritório, que passou de um prédio monousuário na Oscar Freire para um edifício corporativo na Vila Olímpia. Além disso, a reforma do novo espaço ficou a cargo da Tétris Design & Build, uma empresa do grupo JLL.

“Nossa base era um pequeno prédio, quase uma casa, pouco profissionalizado, o que nos obrigava a gerenciar diretamente a recepção, a segurança e outros detalhes que não funcionavam bem por conta da nossa estrutura pequena e pelo foco que devemos dar a nossas operações mais do que a serviços de facilities. Quando saímos de lá, queríamos uma solução mais profissional, com segurança, serviços e uma localização melhor, com conceito moderno, perto de restaurantes, com estacionamento e segurança jurídica”, diz Alves.

“Hoje temos mais do que um espaço corporativo. Vejo o orgulho do pessoal quando recebemos visitas, pois temos um espaço descolado, divertido, que reproduz a ambientação das lojas no piso, nos móveis, nas cores, na decoração. Para a construção da cultura corporativa, isso é fundamental”, declara Alves.

O escritório é utilizado por 54 colaboradores, que trabalham no modelo híbrido com flexibilidade. Há estações de trabalho flexíveis, quatro salas de reunião e área multiuso para treinamentos, lives e lançamento de coleções, além de terraço com plantas que melhoram a experiência do usuário.

“Com certeza, os ganhos foram muitos no prédio corporativo em comparação ao edifício monousuário, principalmente em relação aos serviços de facilities, como segurança, recepção, serviços de limpeza, vallet e vagas inclusas no contrato de locação. São algumas vantagens consideráveis”, diz Caroline Almeida, Gerente de Negócios da JLL.

O espaço passou por pequenas adaptações desde que foi entregue. “Inicialmente, entregamos o novo escritório com uma área de showroom, que ao longo do tempo foi convertida em espaço multiuso para se adequar à nova necessidade do time. Sempre propomos aos nossos clientes espaços funcionais e que se adaptam facilmente ao longo do tempo às necessidades de uso sem grandes intervenções”, destaca Alessandra Arnone, diretora da Tétris. 

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