História do cliente

Soluções integradas auxiliam Schneider em distintas etapas do ciclo imobiliário

Atuação completa da JLL incluiu avaliação e venda da sede antiga, busca por um novo endereço para locação, consolidação do novo escritório pela Tétris e gerenciamento de facilities.

Foco

Propor soluções integradas para uma empresa em crescimento.

Valor

Timing perfeito nas negociações para maximizar os ganhos.

JLL do início ao fim! Foi dessa forma que a Schneider Eletric, companhia francesa especializada em produtos e serviços para distribuição elétrica, controle e automação, tornou realidade uma série de ações corporativas que culminaram em um novo espaço corporativo em São Paulo.

O suporte à Schneider envolveu a relocalização do escritório com uma solução completa, que teve início com a avaliação imobiliária para venda do imóvel ocupado até então, aluguel de um novo espaço corporativo com upgrade na localização e projeto de arquitetura. Tudo foi orquestrado de forma a combinar o timing de cada transação, evitando prejuízos com sobreposição de despesas e maximizando os ganhos nas negociações.

A Schneider Electric ocupava um imóvel de 8.000 m² em Jurubatuba, uma antiga fábrica convertida em escritório e centro de distribuição. Visando otimizar o espaço ocupado e alinhar-se às novas diretrizes globais, a multinacional optou por desmobilizar o ativo que não mais refletia sua imagem corporativa e alugar um escritório em um empreendimento corporativo de alto padrão: o EZ Towers.

“O projeto foi desafiador do começo ao fim. Trata-se de um cliente global da JLL, que atendemos em vários lugares do mundo além do Brasil. Esse projeto, especificamente, envolvia em princípio um site industrial transformado para um escritório, mas que ficou deserto durante a pandemia. Fazendo contas e entendendo o futuro que a Schneider tinha para o Brasil e o seu posicionamento de marca, esse imóvel não fazia mais sentido”, explica Roberto Patiño, diretor de Integrated and Portfolio Services da JLL.

Avaliação imobiliária: em busca do melhor negócio

O projeto foi longo, com cerca de dois anos de duração, de 2020 a 2022. O maior desafio foi conciliar a venda e a desocupação do espaço anterior com a entrada no novo escritório, para evitar despesas duplicadas. Para isso, diferentes times da JLL atuaram no projeto de forma coordenada, a começar pela avaliação imobiliária.

“O primeiro passo, quando o cliente decide vender um imóvel, é realizar a avaliação imobiliária para determinar seu valor de mercado. Isto possibilita considerar as propostas com mais assertividade e buscar o melhor negócio. Foi o que aconteceu neste caso, em que o valor de venda foi muito próximo ao da avaliação imobiliária”, pontua Magno Stipkovic, diretor de Value and Risk Advisory da JLL.

Com o suporte da JLL, houve segurança o suficiente para buscar a melhor negociação. No final, a transação foi fechada satisfazendo as expectativas do cliente e trazendo liquidez para o caixa da Schneider.

“Nós tínhamos uma data para entregar o imóvel em Jurubatuba para o comprador e uma data específica para entrar no novo escritório. O timing tinha que ser perfeito e o cronograma era bastante justo. Foi um excelente trabalho do time da JLL, que acelerou a venda do imóvel”, comenta Willian Bittencourt, Real Estate Manager da Schneider Eletric.

“Jurubatuba tinha um histórico muito importante para a companhia e para os colaboradores. Quando a gente começou o processo de mobilização e de comunicação da mudança, gerou uma ansiedade positiva. A gente contou muito com o suporte da JLL no sentido de entender qual era o nosso objetivo dentro desse projeto para que a solução fosse a mais adequada para todas as partes interessadas”, lembra Cesar Bergamo de Souza, gerente de Recursos Humanos da Schneider.

Contrato com as melhores condições

Ao mesmo tempo, a Divisão de Escritórios da JLL, com o time de representação de ocupantes, buscou o melhor espaço para instalar a nova sede administrativa da Schneider Electric, que almejava estar próxima de seus clientes e em um empreendimento que atendesse às demandas sustentáveis.

“A Schneider foi uma das pioneiras na busca por edifícios com certificação LEED. Fizemos uma varredura total no mercado e resolvemos focar na região da Chucri Zaidan”, comenta Caroline Almeida, gerente de Negócios Imobiliários da Divisão de Escritórios da JLL.

Diante das demandas da Schneider, a JLL conseguiu negociar condições especiais para garantir a locação do espaço adequado. O contrato no EZ Towers, inclusive, foi assinado um dia depois do acordo de compra e venda do imóvel de Jurubatuba.

“Um dos conceitos que a gente queria para o nosso escritório era realmente fazer um showroom para os nossos clientes e parceiros. Colocamos uma série de soluções da Schneider voltadas para o gerenciamento da energia com mais eficácia e prezando pela sustentabilidade, que é a nossa identidade. Afinal, a Schneider é uma das empresas mais sustentáveis do mundo”, lembra Willian.

Na sequência, em uma licitação independente aberta ao mercado, a Tétris Design & Build, empresa do grupo JLL, conquistou a oportunidade de projetar o novo escritório da Schneider Electric: uma JLL atendendo o cliente de ponta a ponta.

“Nós ajudamos as empresas a desenvolver espaços inspiradores para seus colaboradores, com o objetivo de aumentar a produtividade. Neste projeto, apostamos na biofilia, que é o uso de elementos da natureza para favorecer o bem-estar dos ocupantes, com muitas plantas, madeira e boa iluminação”, diz Alessandra Arnone, diretora da Tétris no Brasil.

O design do novo ambiente corporativo reflete a imagem, a cultura e os valores da empresa como uma empresa inovadora, sustentável e tecnológica, além de seguir os guidelines globais de ocupação da Schneider.

“Estamos colhendo os resultados positivos de toda a interação que o novo escritório propicia para as pessoas, clientes e parceiros. A JLL conseguiu imprimir realmente o que a gente queria, tanto na arquitetura quanto na proposta de trabalho”, comenta Daniele Antal, da equipe de Gestão de Projetos da Schneider.

Uma JLL do início ao fim do projeto

O reconhecimento pelo trabalho integrado entre diversas áreas da JLL não vem apenas dos colaboradores da Schneider e envolvidos no projeto, mas também de clientes e parceiros que perceberam o valor agregado em cada resultado e nos benefícios de contar com uma empresa especializada para coordenar diferentes fases de um projeto complexo.

“A parceria com a Schneider foi um grande case para nós. Conseguimos entregar um serviço de qualidade, envolvendo diversas soluções e com áreas trabalhando em conjunto e em harmonia para entregar um resultado único e maravilhoso”, resume Márcia Castro, diretora de Capital Markets da JLL.

Parceria não parou por aí!

O sucesso da relação criada com a Schneider Eletric não se resumiu apenas ao imóvel em Jurubatuba e ao novo escritório em São Paulo. Os resultados positivos e as soluções integradas também estimularam a empresa francesa a escolher a área de Work Dynamics da JLL como a responsável pelo gerenciamento de facilities de 21 sites, entre espaços corporativos, industriais e centros de distribuição, em cinco países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru).

“Entendendo a necessidade da Schneider, construímos uma solução completa sustentada em cinco pilares: confiabilidade, segurança e qualidade da operação; tecnologia; inovação e controle de risco. A partir disso, pudemos garantir uma transição tranquila e segura, construindo uma equipe de alto desempenho para as estruturas de suporte. Utilizando continuamente nossas soluções tecnológicas para agregar transparência à forma como gerimos os espaços, promoveremos uma experiência transformadora para todos os funcionários, clientes e parceiros da Schneider em qualquer tipo de site”, explica a nossa Diretora de Novos Negócios de Work Dynamics, Fátima Bottameli.

Por fim, nosso time de Capital Markets também voltou a auxiliar a Schneider com a venda de mais um imóvel. Desta vez, uma planta industrial de 10 mil m² localizada em Eusébio, no Ceará. Assim como a venda em Jurubatuba, todo o processo de venda e as negociações foram concretizadas para garantir agilidade e liquidez na transação, alinhado aos objetivos estratégicos da companhia francesa.