Reportagem

Projetos de imóveis comerciais de alto padrão transformam a Avenida Rebouças, em São Paulo

Mudanças no zoneamento, farta rede de transporte e baixíssima vacância da Faria Lima colocam a região na mira dos investidores.

01 de Março de 2023
Autores:
  • Agência Tecere

Quem passa pela Avenida Rebouças, em São Paulo, provavelmente já notou os canteiros de obras que estão transformando a paisagem. As lojas de vestidos de noiva e showrooms estão dando lugar a imóveis comerciais de alto padrão, como o White 2880 ou o HY. Foram quatro novos edifícios entregues ao longo do ano passado, além de dois retrofits, e ainda existe previsão de novo estoque para os próximos anos na região.

Estudo sobre a região da Rebouças

Analisamos a região que tem recebido cada vez mais atenção dos investidores devido aos novos projetos de imóveis de alto padrão.

Isso indica que a via mais importante da zona oeste, que liga dois polos comerciais consolidados – a Paulista e a Faria Lima – tem tudo para se tornar um novo e importante corredor de negócios na cidade.

Uma série de fatores contribui para esse cenário, a começar pela mudança de zoneamento a partir de 2016, que estimulou o adensamento e a diversificação do perfil de ocupação da região. Outro fator de atração é a ampla oferta de transportes, com corredor de ônibus e estações de metrô.

“A Rebouças já é uma região desenvolvida, com residencial, varejo e serviços. Está pronta para receber os empreendimentos corporativos e é muito promissora justamente por isso. Este é um movimento contrário ao fluxo convencional de regiões em desenvolvimento, em que os edifícios vêm primeiro e a infraestrutura ao redor, depois”, diz Yara Matsuyama, diretora na Divisão de Escritórios da JLL.

Além disso, a proximidade com a Faria Lima, tradicional polo financeiro e que apresenta vacância baixíssima atualmente, é outro motivo de atração dos investidores.

Oferta complementar

A executiva da JLL destaca, porém, que os empreendimentos comerciais de alto padrão da Rebouças devem atrair um público com perfil diferente dos tradicionais ocupantes da Faria Lima. Isso ocorre porque as lajes desses novos edifícios são menores, muitas vezes com possibilidade de divisão em dois conjuntos, o que permite atender empresas com demanda de área menor.

“A Rebouças não é a nova Faria Lima, mas vem para complementá-la”, pontua Yara.

De fato, o "Estudo da JLL sobre a Rebouças" mostra que, dos 54 empreendimentos da região, 42 são classificados como B e 12 são A ou AA. O preço médio pedido é de R$ 80/m² nos edifícios B e de R$ 140/m² nos edifícios A ou AA.

“A região tem potencial de atração de empresas de serviços em geral, como RH, TI, e startups, serviços digitais, escritórios de advocacia, etc. Os novos empreendimentos devem atrair um público mais jovem e moderno, que enxerga na região da Rebouças e sua proximidade com o bairro de Pinheiros uma localização muito bem servida por transporte público, entretenimento, com um eixo residencial muito desenvolvido. Esse público valoriza a qualidade de vida que a região proporciona”, afirma Yara.

Ela avalia que os novos produtos imobiliários da Rebouças tendem a ser absorvidos relativamente rápido, pois são adequados ao tipo de demanda atual, que é justamente por áreas menores, com tomada de decisão em nível local e, por consequência, fechamento mais rápido do negócio. 

Potencial de retrofit

Além dos novos empreendimentos previstos na região, a especialista da JLL destaca o potencial de retrofit em prédios já existentes.

Essa é uma tendência que se iniciou em 2019, com o retrofit do Pinheiros Corporate, e teve continuidade em 2022 com o retrofit do Mario Garneiro.

“Prédios tipo B podem ser retrofitados buscando uma modernização e eficiência para melhor atender às demandas do mercado. É o que aconteceu com o Pinheiros Corporate, por exemplo”, diz Yara, citando o empreendimento comercializado com exclusividade pela JLL em Pinheiros, bairro que também foi objeto de estudo devido às recentes transformações imobiliárias.  

Receba conteúdos exclusivos
sobre o mercado imobiliário!

Informe os assuntos que mais te interessam relacionados ao mercado imobiliário para que possamos
enviar notícias, reportagens e estudos de mercado com exclusividade na sua caixa de entrada.