Reportagem

Como uma plataforma de integração de dados ajuda na gestão dos empreendimentos

Volume cada vez maior de informações exige automatização e inteligência para a geração de análises precisas que aumentam a eficiência das operações.

15 de Fevereiro de 2024
Autores:
  • Agência Tecere

O volume de dados produzidos no mundo tem crescido exponencialmente e seguirá aumentando de maneira cada vez mais acelerada. No mercado imobiliário, não é diferente. A adoção de tecnologias como sensores e softwares para os mais diversos fins traz o desafio de como integrá-las para extrair valor das informações.

Afinal, são vários equipamentos e sistemas trabalhando para finalidades específicas: sensores com os mais variados propósitos, que vão desde a indicação de presença humana à automação de leitura de equipamentos críticos como termostatos, bombas hidráulicas, ar-condicionado e painéis de distribuição elétrica; sistemas de reconhecimento biométricos para o controle de acesso; e até as mais recentes aplicações de sensores térmicos para fins de saúde pública, para citar apenas alguns exemplos.

“Os diferentes setores da economia precisam enfrentar essa realidade e demonstrar habilidade em lidar e extrair valor dos dados produzidos. Com o acelerado avanço da tecnologia, as empresas que procuram experimentar e dominar as inovações mais rapidamente são as que se diferenciam. No mercado imobiliário, os dados guardam oportunidades de ganho de eficiência operacional e comercial, além de otimização de pontos relacionados à sustentabilidade”, diz Vinícius Santos, Head de Produto da JLL Technologies.

Novidade

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Mas, como integrar dados de fontes diferentes com segurança e interpretá-los e compará-los com inteligência? Como ter acesso a informações estratégicas para apoiar melhores decisões com a agilidade necessária? De que forma os proprietários e administradores de ativos imobiliários podem saber exatamente como seus imóveis têm performado do ponto de vista de eficiência operacional, financeira, comercial e sustentável? 

JLL Management: tecnologia acessível para gestão de empreendimentos

Com experiência global de décadas na gestão de empreendimentos, a JLL desenvolveu o JLL Management, um hub de inteligência de dados do setor imobiliário.

O JLL Management é uma plataforma que tem a missão de orquestrar todas as informações. Suas funcionalidades permitem que proprietários, corporações e administradores de ativos imobiliários controlem todas as informações críticas e estratégicas de forma consistente, para que o mercado possa focar no que realmente importa: gerar valor para os negócios e para a sociedade.

“A ferramenta é brasileira e está em operação há três anos no gerenciamento de mais de 4 milhões de metros quadrados dos clientes investidores e corporativos da JLL. Desde então, tem servido como fonte para relatórios de pesquisa gratuitos e de interesse público, além de suportar decisões estratégicas no diagnóstico e planejamento das operações imobiliárias. O objetivo é que se torne amplamente acessível ao mercado nos próximos anos e contribua também para o aumento da transparência do setor”, afirma Santos.

O JLL Management é um hub de inteligência que integra dados de diferentes fontes, seja sensores ou softwares. Seu conjunto de recursos permite que equipes de gerenciamento de propriedades, facilities e proprietários de portfólios controlem as informações mais críticas dos ativos de maneira simplificada e abrangente, ao mesmo tempo em que orquestram os dados operacionais gerados em uma variedade de softwares especializados, incluindo sensores, que realizam um papel fundamental na obtenção de dados em tempo real.

A solução é modular, escalável e possui também a função de gestão dos contratos de locação, facilitando o pleno controle de informações sensíveis e estratégicas e proporcionando ampla visibilidade de todos os contratos vigentes, vencidos e futuros. Além disso, uma de suas funcionalidades é gerar relatórios operacionais automatizados, economizando tempo das equipes de gestão, que não precisam realizar relatórios recorrentes manualmente, e proporcionando maior consistência em dados para tomadas de decisão assertivas e eficazes.

“Assim, os times de gerenciamento e facilities podem focar no que mais importa: agregar valor ao usuário final, enquanto o mercado imobiliário corporativo avança em eficiência e em sua jornada de transformação digital”, indica o especialista da JLL. 

Integração facilitada e navegação amigável para diversos usos

Um dos principais diferenciais do JLL Management é seu funcionamento como um sistema supervisório, ou seja, qualquer ferramenta de mercado que possua interface de integração pode ser incorporada ao ecossistema por meio de uma gama de APIs nativas de integração. O layout é moderno e a navegação é amigável, o que torna a utilização bastante fluida.

Veja os principais dados da gestão de imóveis que têm seu controle facilitado com a plataforma da JLL:

Portfólio: gestão de ativos é um dos principais módulos, focado na integração de informações dos imóveis do portfólio de forma customizada. Nome, endereço, geolocalização, classificação e detalhes como torres, andares, unidades, áreas, ocupação, vagas de estacionamento, elevadores, certificações, etc. Disponibiliza relatórios de Business Intelligence (BI) para análises e comparações.

Contratos de aluguel: integração e transparência quanto a contratos vigentes, futuros e passados. Controle de informações como locatários, valores de aluguéis mensais, índices de reajuste, projeção de receitas, datas críticas (revisionais, renovatórias, vencimentos e reajustes). Visualização dos dados em linha do tempo e previsão de riscos futuros.

Utilidades e sustentabilidade: no contexto imobiliário, utilidades são serviços públicos como fornecimento de energia elétrica, água e gás (em referência ao termo em inglês “utilities”). É uma das principais categorias de dados operacionais controlados em um imóvel e fundamental para uma gestão eficiente. Os dados de consumo possibilitam o cálculo de emissões de gases de efeito estufa e facilitam a obtenção ou manutenção de certificações verdes.

Documentação: controle de documentos com datas de vigência, periodicidade de renovação, alertas de vencimento, custos de emissão, responsáveis, histórico, enfim, tudo para garantir uma operação sem riscos e com governança adequada.

Fornecedores: contratos de prestação de serviços, datas de vigência, valores,  índices de reajuste, avaliações de desempenho e qualidade dos serviços prestados, comparações etc.

Financeiros: organização dos dados de receitas, despesas, inadimplência e orçamento de forma que seja possível manter histórico e aplicar análises complexas para fins de diagnóstico e planejamento. Possibilidade de disponibilização de segunda via de boletos e demonstrativos de contas digitais.

População e ocupação: o fluxo de pessoas acessando o imóvel é um indicador importante para o planejamento da operação e alocação de recursos. A ferramenta se conecta com sistemas de controle de acesso, o que facilita consultas e análises das variações de fluxo de pessoas ao longo do tempo. Esse recurso tem sido especialmente útil para acompanhar o comportamento e tendências da população dos edifícios após a incidência da crise sanitária mundial iniciada em 2019.

“O JLL Management conta com NPS superior a 50 pontos, e temos observado crescente interesse dos gestores que o utilizam em contribuir com sua evolução, o que significa que se tornou parte integrante da rotina dos profissionais, que já observam os benefícios de utilizar uma ferramenta que reduz a necessidade de trabalhos manuais”, conclui Vinícius Santos.

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