JLL Brasil se torna signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP’s)

Compromisso foi assinado pelo CEO Fábio Maceira em março de 2020 e divulgado pela ONU no último mês de outubro.

24 de Novembro de 2020

A JLL Brasil teve confirmada sua adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles - WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas. A empresa se une a outras 463 companhias signatárias no Brasil e dá mais um passo em sua missão de promover igualdade de gênero e nortear práticas bem-sucedidas de empoderamento feminino em seu ambiente corporativo.

Assinado em março pelo CEO da JLL Brasil, Fábio Maceira, no Dia Internacional da Mulher, o compromisso foi aprovado em junho pela ONU e anunciado oficialmente no último mês de outubro. Além de auxiliar políticas existentes ou mesmo a criação de novas práticas para trabalhar elementos-chave da igualdade de gênero, o WEP’s terá um papel importante na atuação do WBN Brasil (Women’s Business Network), grupo de afinidade da JLL dedicado às mulheres.

“Ser signatário de um órgão internacional reconhecido globalmente como a ONU nos motiva muito pensando na atuação da JLL e do nosso grupo de afinidade. A partir de agora, ao estabelecer um plano de ação aliado aos princípios do WEPs, asseguramos as melhores práticas em direção à equidade de gênero na nossa empresa”, diz Márcia Laste, diretora financeira de Corporate Solutions e líder do WBN Brasil.

“Apesar dos desafios, cada vez mais empresas têm sinalizado a determinação em melhorar as práticas para criar um ambiente mais justo e igualitário para que as mulheres sejam empoderadas e acessem as mesmas oportunidades que os homens”, comenta Aline Leme, gerente Jurídica LatAm e futura líder do WBN Brasil.

Confira os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

“Essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento e fortalecimento do WBN Brasil. Com ela, direcionamos os próximos passos que devem ser tomados, mediante um self-assessment conduzido pelo WEPs em que poderemos verificar o estágio em que estamos e qual o plano de ação a ser desenvolvido para avançarmos nas questões que abordam os sete princípios”, complementa Márcia Laste.

ONU Mulheres

A ONU Mulheres foi criada em 2010 para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Segue o legado de duas décadas do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) em defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente pelo apoio a articulações e movimento de mulheres e feministas, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais.